ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA -FPF

Em 2015, a Federação Portuguesa de Futebol iniciou um programa de certificação de entidades formadoras nos clubes desportivos com o objetivo de uma melhoria no processo de formação de atletas de futebol e futsal em Portugal.

O processo de certificação prevê um sistema de classificação que vai do simples reconhecimento como Centro de Básico de Formação, à certificação como Escola de Futebol/Futsal de 1 a 5 estrelas.

No âmbito do Futsal, e por força do quadro competitivo onde se insere, o GURD MTBA manifestou em 2018 o interesse em aderir ao processo, tendo conseguido na época 2020/2021 a certificação como Escola de Futsal de 2 estrelas, tendo em 2022 evoluido para 3 estrelas e já em 2024 foi renovada para certificação do mesmo nível, fruto dum trabalho continuo e de persistencia das Escolas de Formação do MTBA.

Os benefícios de um processo de certificação são vários, uns mais imediatos, outros cujo resultado será notado apenas a longo prazo. O processo de certificação das entidades de formação dos clubes, e em particular do GURD MTBA, não é exceção.

Alguns dos benefícios/vantagens mais evidentes são:

- Uma melhor organização do clube, indispensável para elevar os padrões de qualidade da formação desportiva, e consequentemente oferecer um melhor serviço;

- Garantir que o clube se reforça com recursos humanos devidamente capacitados, com metodologias de ensino e condições para prestar um serviço competente a todos os atletas, no sentido de melhorar a qualidade da formação;

- Classificar o trabalho e condições que o clube proporciona aos atletas, por níveis de qualidade, permitindo um mais fácil reconhecimento exterior, independentemente do seu enquadramento competitivo. Em comparação por exemplo com a indústria hoteleira, a experiência facultada pela estadia num hotel de 4* será à partida melhor do que num de 2*!

O processo prevê 9 critérios de avaliação:

1-planeamento estratégico e orçamento;

2-estrutura organizacional;

3-recrutamento e angariação;

4-formação desportiva;

5-acompanhamento médico-desportivo;

6-acompanhamento pessoal, social e escolar;

7-recursos humanos;

8-instalações e logística;

9-produtividade.

Com o processo de certificação, o clube garante um melhor acompanhamento e conhecimento sobre o atleta, ano após ano, permitindo avaliar o trabalho que está a ser feito na formação como um todo (i.e. de uma forma holística).

Nunca é demais referir que a formação de jovens atletas é de grande importância num clube desportivo, não só numa perspetiva de continuidade e da desejável vantagem competitiva ao longo do futuro, mas também, e com uma maior relevância, na perspetiva da integridade e da formação pessoal e social do jovem praticante, sendo este um compromisso basilar do GURD MTBA.

Um website emjogo.pt