A HISTÓRIA

A união que nos fortalece!

O GURD MTBA foi fundado em 7 de julho de 1972, mas sua história não começou nesse dia, pois é herdeiro duma longa tradição associativa na região, de onde se destaca o BMAT, que tinha uma forte vocação recreativa, mas também foi o resultado de uma grande dedicação e de inúmeros esforços levados a cabo pelas "gentes da terra".
 
Nesse sentido, quer no processo fundacional quer no desenvolvimento da sua cultura interna, foi e será sempre determinante a colaboração e o apoio das populações das aldeias de Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros. Em consequencia de tal facto,  o Clube viria precisamente a dotar, desde o seu princípio, as iniciais destas quatro aldeias.  
 
O MTBA surgiu assim da necessidade de congregar esforços e meios numa única entidade associativa, tornando-se assim mais forte. Esta união permitiria sonhar com a participação em patamares mais exigentes, dado que, até então, as diferentes coletividades não se encontravam filiadas em quaisquer associações ou federações, vivendo em regime popular.

 

Um exemplo de sempre - os mais jovens

Tudo terá começado com Carlos Silvério, barbeiro, que não sendo natural da região tornou-se, todavia, num grande impulsionador da ideia de ter um clube forte na região. A sua vinda para a região deveu-se a conselho médico, pela necessidade de se restabelecer de doença. 

A região e em particular a sua praia, desde sempre foram conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas e terá sido na sua "cadeira de barbeiro" que viria a ser forjado o sonho de união.

Na época Carlos Silvério começou por juntar "os miúdos" e só mais tarde os graúdos e ainda hoje a estratégia então adotada faz "escola" no nosso clube, somos assumidamente um clube de formação e de participação popular. Assim, foram-se constituindo e juntando as secções desportivas e logo de seguida as recreativas e culturais, sempre no interesse das populações. 

 

Somos uma familia!

A inauguração, em 29 de Julho de 1973, do Campo de Futebol, Campo António Pereira Forjaz, materializou e deu corpo a esta nova realidade associativa. Uma vez mais a foi união do povo das aldeias, como uma família, com o seu trabalho, que permitiram erguer o primeiro campo de futebol do MTBA. 

A grande determinação, a generosidade, a confiança na capacidade de trabalho, no querer e poder de realização das nossas gentes e das aldeias, permitiram que o MTBA se transformasse na força Desportiva, Recreativa e Cultural dentro do Concelho de Sintra que hoje é. 

Na dimensão desportiva, o MTBA tem sabido desde sempre fomentar as várias modalidades, destacando-se, historicamente, o Futebol, e o Futsal, tendo nesta última modalidade demonstrado um forte desenvolvimento nas suas camadas de formação, com os seus esforços a serem reconhecidos pela FPF, na época 2020/2021 com o Entidade Formadora Certificada 2 estrelas . Já na época 2021/2022, o MTBA viu a sua atividade como entidade formadora reconhecida / certificada, na modalidade futsal, passar a 3 estrelas. 

A identificação de uma modalidade que desse resposta ao público feminino, conduziu à forte aposta no Voleibol. Atualmente esta modalidade conta também com escalões masculinos, encontrando-se em franco crescimento. De referir que o apoio da Câmara Municipal de Sintra (CMS), através da cedência do Pavilhão da Escola D. Carlos I e do Pavilhão Desportivo de Ouressa, tem sido fundamental para o desenvolvimento e crescimento desta modalidade.

A história do Karaté no Magoito já tem alguns anos, mas só com a ligação ao grupo Jundokan Portugal, em 2015, se pensou enquadrar a esta modalidade no GURD MTBA. Esta inclusão no nosso Clube foi determinante para o desenvolvimento da ambição e evolução no campo desportivo. Tendo iniciado a participação em provas desportivas, começou a gerar frutos e, a par dos lugares de pódio nas provas regionais federativas e apuramentos para os nacionais da modalidade por alguns dos nossos atletas, destacam-se os títulos de campeã nacional e de campeã da europa de Karate Goju-Ryu, em 2017 e 2018 respetivamente.

O Atletismo é a modalidade reativada mais recente no MTBA, tendo reiniciado com atletas nos escalões de seniores e veteranos masculino e femininos. Com a participação em diversas provas de corrida e trail, tem conquistado vários títulos, individuais e coletivos, para o Clube. Em 2021 deu-se o início à Formação nesta modalidade. 

Pela sua dedicação e trabalho, desenvolvidos em prol da cultura e desporto nesta zona litoral do Concelho de Sintra, o GURD MTBA foi considerado, em 9 de abril de 1981, Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

 

Uma família não esquece as suas raízes

Uma família respeita as suas tradições e protege-as para o futuro. Culturalmente o Clube integra o Rancho Folclórico Etnográfico Saloio do MTBA, fundado em 10 de julho de 1983, com o objetivo de preservar e manter vivas as tradições e as memórias do povo Saloio. Desde cedo apostou na preservação e divulgação dos usos e costumes da região, sendo membro efetivo da Federação do Folclore português desde 1993.

Na dimensão recreativa é de destacar a realização, desde 2002, do Carnaval MTBA que, com base numa estrutura totalmente amadora, onde se relevam o voluntarismo e boa vontade da população das 4 aldeias, tem obtido um êxito assinalável. Da mesma forma, a Marcha Popular MTBA surgiu em 2012, com o tema “O Mar”, procurando desde então ter como base temas representantes do concelho de Sintra.

Finalmente é de referir a realização do Festival Petisco Saloio, o qual teve a sua origem no âmbito das comemorações do aniversário do Rancho Folclórico. Com o decorrer do tempo foi percebida a mais-valia de uma conjugação das diferentes valências do Clube (Modalidades, Carnaval, Marcha Popular, Rancho) num evento único, com o objetivo da angariação de fundos para as diversas atividades.

Nos últimos anos o Festival Petisco Saloio passou a realizar-se nos fins de semana do mês de junho, dando apoio ao Arraial Popular e à atuação da Marcha, integrando-se igualmente nas comemorações do aniversário do Clube.

A Marcha do MTBA é hoje uma atividade recreativa e cultural em forte desenvolvimento no Clube, contando com uma forte adesão popular das quatro aldeias, sendo uma digna e respeitada representante do "litoral saloio".

O MTBA é assim um clube dinâmico e aberto, na procura de uma evolução e de um ambiente saudável, desenvolvendo-se como um clube respeitador, que tem ambição de ser uma referência no panorama Desportivo, Cultural e Recreativo da nossa Região.

Um website emjogo.pt